28/07/2014

Semana do Livro Nacional 2014


 Sábado (26 de julho), no Rio de Janeiro, aconteceu o Semana do Livro Nacional, evento literário que reuniu dezenas de escritores nacionais para bate-papos, palestras e atividades bem legais. 

  Minha mãe, amigas e eu chegamos beeem cedo ao local, e depois de rodar um pouquinho a livraria, cada uma escolheu um livro e sentou num canto pra ler. Eu escolhi De volta aos quinze, da Bruna Vieira, e ao contrário das minhas expectativas, estava gostando bastante da história e da narrativa da Bruna. Pena que tive que devolver pra estante...

 O evento, que aconteceu no Teatro Eva Herz, na Livraria Cultura (do Centro), foi promovido pelo Eu Leio Brasil e contou com a apresentação dos próprios criadores deste projeto: Janaína Rico, Landulfo Almeida e Leonardo Barros.

 Com início por volta de 13:30 hrs o SLN (Semana do Livro Nacional) iniciou-se com a apresentação do Novos Escritores, uma rede social que reúne escritores, leitores e blogueiros, com o objetivo de compartilhar este amor em comum pela escrita. Há um tempinho fiz um post falando do NE e explicando passo a passo de como se inscrever e participar na rede social. Para saber mais é só clicar aqui.

 Logo em seguida a escritora Patrícia Barboza, autora da série As Mais (entre outros), contou sua trajetória na literatura, toda a sua luta por busca de um espaço, além do projeto que desenvolveu em escolas, chamado Projeto Leitura Nota 10.


 Depois, alguns autores, como Janda Montenegro, Lucas Borges, Benn Green, Marcos Archanjo, Thayane Gaspar, entre outros, foram chamados ao palco para uma dinâmica de perguntas e respostas bem legal! 

 A Thayane Gaspar também mencionou um projeto que criou no facebook chamado Minha timidez dava um livro. Este projeto nasceu quando, em um evento literário, anunciaram o seu nome e alguém da plateia disse "ah, é aquela escritora tímida!", e, apesar de sempre ter encarado (e ainda encarar) a timidez como um ponto positivo e não negativo, não queria ser rotulada como uma escritora assim. Afinal, ela tem muito mais para mostrar e oferecer aos leitores e à literatura nacional. E, percebendo que não estava sozinha nessa, decidiu criar a página no facebook para compartilhar situações e micos que autores tímidos como ela passam. Além de mostrar que pessoas tímidas podem sim ser escritores!  
 Veja aqui um dos textinhos que ela publicou por lá:
"Quando eu estava na 5º série, os professores convidavam os alunos por ordem de chamada para lerem textos para turma. Meu número era 48, e eu sempre pedia para ir ao banheiro quando o número 45 começava a ler e não voltava até a leitura ter acabado. Anos depois aprendi a não fugir da minha timidez. Agora eu leio na faculdade sempre que tenho oportunidade, para recompensar todas as fugidas da adolescência!"

 As escritoras Carolina Estrella, Luciane Rangel, Adriana Brazil e Adriana Igrejas também participaram de uma mesa de debate com o tema "Como se conectar com o universo adolescente". Foi muito interessante! Afinal, é neste meio que eu quero seguir! Tirei algumas fotos, mas, por motivo de péssima qualidade, não vou colocá-las aqui, haha. 
Um dos momentos mais aguardados da tarde, por mim, era a palestra da autora Lycia Barros sobre o mercado editorial. Dessa vez não tirei fotos, porque, é claro, resolvi filmar! Infelizmente a memória do celular acabou segundos antes da palestra terminar. Mas não liguem, deu pra pegar quase tudo! \o/


 A Tammy Luciano também fez uma apresentação super teatral e divertida contando como entrou neste universo literário. E a Yohana Sanfer, autora de Da boca pra dentro também leu alguns de seus poemas. Eu ainda não a conhecia, nem a seu livro, mas adorei, e filmei tudinho pra vocês!


 O irreverente Leonardo Barros (assistam aos vídeos dele!) mediou uma conversa bem engraçada com cinco autores que estão começando agora: Aurélio Simões, Fábio Abreu, Vinícius Grossos e V.M. Macedo
 Depois, houve mais duas mesas de debate. Uma com Maurício Gomyde, Felipe Colbert e Edson Gomes sobre a construção de personagens femininos. E outra com Fernanda Belém, Bianca Carvalho e Márcia Rubim sobre a construção de personagens masculinos.
 Ao fim, Landulfo Almeida mediou uma conversa sobre a literatura fantástica brasileira, com Max Mallmann (roteirista de A Grande Família), Jorge Lourenço, e Renata Ventura.
 Quase às 19:30 a escritora Thalita Rebouças chegou para receber o prêmio "Eu leio Brasil", por todo o incentivo à literatura nacional. E, enfim, aquele dia chuvoso, porém maravilhoso chegara ao fim.

a incrível Lycia Barros!


Espero que tenham gostado do post! Me contem, hein! Beijos!

0 comentários:

Postar um comentário

 

criado e codificado para o blog ficcionalmente real
cópia proibida © 2015