09/09/2013

Mundo Analógico.

Oi! Atrasei um pouco o post, mas tá aí! Esse vai ser um pouquinho diferente dos outros. Vou falar sobre um dos meus xodós: a câmera analágica! Sou meio enroladinha pra explicar as coisas, mas vamos lá! 

A diferença da câmera analógica ou lomográfica, é que ela é de filme, tem aquele cuidado todo para não queimar a foto, só dá pra ver a foto quando ela for revelada... Eu decidi comprar a La Sardina, que foi a que eu achei mais fácil de mexer para quem tá aprendendo ainda.
Ela veio com um manual, um livro que fala sobre a história da câmera e com várias fotos feitas por ela, com 4 filtros coloridos e com o flash.


      (Aí está: os 4 filtros, a flash e o livro, que está aberto, hehe. E algumas fotos.)

Como eu disse, há o processo de colocar o filme, rebobinar, tirar com todo o cuidado no final e colocar pra revelar. É meio óbvio que o primeiro filme de 36 poses, eu queimei a maioria das fotos! hahaha. Porque ainda estava aprendendo a mexer com a abertura da lente, como colocar o filme certinho, regular pra tal foto de tal jeito... Mas não foi tão difícil quanto parece. Os filmes não são tão difíceis de encontrar, ainda existem lojas que revelam fotos e vendem filmes pra essas câmeras também, mas caso não encontrem, vende na internet e é bem baratinho (vou deixar o link de alguns sites legais sobre essas câmeras no final [;). 
Mas hoje vou falar apenas sobre as funções que a câmera possui. Ela tem 2 modos para a fotografia, o "macro" é para as fotos mais de perto e o modo "retrato ou paisagem" que são as fotos que normalmente tiramos, dos lugares, pessoas, amigos, normais mesmo. E possui também, 3 funções: a múltipla exposição ou dupla exposição, longa exposição e a normal.
  (foto: lomography)

Na
múltipla exposição, a câmera permite tirar duas fotos seguidas. Por exemplo, você tira uma foto e logo depois tira outra e quando revela, as duas fotos estão uma "por cima" da outra. Isso acontece porque quando tiramos a foto, o obturador (que é aquele negocinho que fica por dentro, e abre bem rápido para capturar a imagem quando apertamos o botão de disparo) abre, fazendo com que entre luz e a imagem de fora fique gravada no filme, e então, quando tiramos a segunda foto, a imagem fica por cima da outra, vejo só: 
    (Coloquei no modo de múltipla exposição, tirei a primeira foto do mar e outra logo em seguida.)

Na longa exposição, o obturador da câmera fica mais tempo aberto enquanto pressionamos o botão de disparo, fazendo com que o filme fique mais tempo exposto a luz, capturando a imagem desejada. Usamos esse efeito normalmente em um lugar onde há pouca luz (de noite, por exemplo) e o único objeito com bastante luz, é pequeno e é o alvo da foto. Então enquanto o obturador está aberto, o movimento das luzes ficam gravadas no filme, dando aquele efeito super legal!  Cuidado: Esse tipo de foto não pode ser feito por exemplo, de dia, onde há MUITA luz, e vai acabar queimando seu filme! O ideal é que seja em um lugar com pouca luz, como de noite, para que não corra o risco de queimar seu filme! Enfim, olha como fica legal:
     (Essa eu peguei da internet pra mostrar o efeito, não é minha.)

   (Essa é minha. Eu consegui a proeza de fazer as duas coisas! A longa exposição, com o movimento das luzes e a múltipla exposição, com outra foto por cima.)

E é isso! Essas são as duas funções "diferentes" da minha lomo <3 
No próximo post, falo sobre os efeitos diferentes com os filtros coloridos! Espero que tenham entendido meu jeito enroladinho de explicar :)
Como prometi:

http://www.lomography.com.br/
http://www.toycamera.com.br/



2 comentários:

  1. Ju, sou louca com uma câmera dessa, amei conhecer um pouco mais!

    Abraços, Isabela.
    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir
  2. Que bom que gostou!! Também sou apaixonada por elas, e uma das coisas legais é: são super baratinhas! <3 hahaha.
    Beijos, Ju.

    ResponderExcluir

 

criado e codificado para o blog ficcionalmente real
cópia proibida © 2015