03/07/2013

2ª Turnê Intrínseca


 Oi gente! ^.^ Neste último sábado (29 de junho) a Turnê Intrínseca fez sua última parada, e a última cidade do roteiro foi o Rio de Janeiro. O evento aconteceu na Livraria Cultura e teve início às 14hrs. Fui com minha mãe e uma amiga e chegamos lá cerca de 11hrs. Um pouco antes de meio-dia a pré-senha foi distribuída, e meio-dia (como o combinado), as senhas. Ficamos com os número 91, 92 e 93, que mais tarde seriam utilizados em um sorteio.

 

 Almoçamos ali no Centro mesmo e voltamos para a livraria. Antes de o evento começar, aproveitamos para fotografar ver os lançamentos e babar por todos eles!


 Encontrei também umas cadernetas super fofas por lá! Me apaixonei por essas duas: Mickey Mouse e Gato Sparrow! (:



 Pelas estantes da livraria há quadros negros com trechos de livros, mensagens, avisos e afins. Quero estantes assim pra mim!


  A organização do evento estava impecável! Ninguém furou fila, não houve atrasos e nenhum tipo de confusão. No horário marcado o teatro da livraria  foi aberto (sim!, dentro da livraria há um teatro!) e nós começamos a nos acomodar.


 A conversa foi comandada pela Heloiza Daou (que faz parte do marketing da editora) e ela começou contando um pouquinho sobre a Intrínseca. 
 A Editora é relativamente nova, foi criada em 2003, e existe em um único andar de um prédio comercial, com apenas TRINTA E CINCO funcionários (fiquei pasma!). Depois foi transmitido um vídeo com estes funcionários mostrando seus livros favoritos lançados pela editora, e aí, nos foram apresentados os livros mais ventidos da semana, os maiores sucessos da editora e os lançamentos do primeiro e segundo semestre de 2013.


  Além de Extraordinário e O Teorema Katherine, outros livros comentados foram: 
Vovó Vigarista: conta a história de um menino que odeia ir à casa de sua avó. Sempre que precisa passar alguns dias lá ela o obriga a comer sopa de repolho, a dormir cedo, e outras coisas chatas que avós costumam fazer (mas na melhor das intenções, que fique claro! haha). Numa dessas visitas, remexendo as coisas da avó, o menino descobre que ela é uma traficante de jóias procurada pela polícia. De uma hora pra outra o menino passa a amar ir à casa da avó, pois os dois começam a planejar o maior e último roubo da vida da idosa.  
O oceano no fim do caminho: é o novo livro do escritor Neil Gaiman. Juro que não levava fé neste livro, mas depois de conhecer melhor a história, ele entrou pro topo da minha wishlist. 
Vida após a morte: neste livro Damien Echols conta sua própria história de vida. Aos 18 anos ele e mais dois amigos foram acusados, julgados e condenados por assassinar, em um ritual satânico, três crianças de 8 anos. Seus dois amigos, condenados à prisão perpétua e ele ao corredor da morte. Damien, então, começou a escrever sobre tudo o que via e vivia na prisão. Um dia, tais textos (sabe-se lá como) foram parar nas mãos de escritor, cantor, diretor famosos (tais nomes foram citados no evento, mas não lembro...). Foi aí que o caso foi re-aberto. Foi feito exame de DNA e comprovado que os três não tinham nada a ver com o crime. Em 2011 Damien e seus amigos foram soltos (Damien seria morto em 2012!), mas até hoje são considerados culpados pelo governo norte-americano, que diz que os três só serão realmente considerados inocentes quando o verdadeiro culpado for encontrado. E ah, a última notícia que se teve sobre o caso foi a de que o DNA do padrasto de uma das crianças foi encontrado no corpo de uma delas.


 Já no finalzinho da palestra foi aberto o espaço para as perguntas do público. Entre tantas dúvidas, perguntaram à palestrante se o John Green estará na Bienal, ela disse que infelizmente não. É muito difícil arrumar espaço na agenda desses autores, e eventos como esses precisam ser marcados com uns 2 anos de antecedência. Perguntaram também se eles pretendem lançar mais livros hots, no estilo 50 Tons. Ela falou que não, que eles publicam apenas um livro de cada estilo, escolhem o livro que acham que vão fazer mais sucesso e publicam. Tanto é que só publicaram um livro sobre vampiros (a saga Crepúsculo), um sobre anjos (a saga Hush, Hush), e portanto, provavelmente só será um no estilo hot também. E por último alguém perguntou o que eles (da editora) pensam sobre os blogs literários. Ela disse que eles adoram. A editora tem mais de 300 parceiros e no início de cada semestre abrem as inscrições para que novos blogs participem da seleção.

  Após toda a palestra, depois de morrermos com cada livro apresentado no telão, casa informação dada pela Heloiza, cada book trailer transmitido, perguntas respondidas, chegou a tão esperada hora dos sorteios! Foram sorteados vários livros, marca págicas, um ímã do Extraordinário - que eu ganhei!!! Pela primeira vez na história dos sorteios, o meu número (92) foi o sorteado! - e sem sombra de dúvidas os melhores prêmios de todos: 2 álbuns que continham todos os lançamentos da editora. Quem ganhasse levaria todos estes livros e ainda mais dois de livre escolha (que sonho!). Um dos ganhadores foi o PRIMEIRO DA FILA! Super merecido, vamos combinar.


 Ao fim, cada um ganhou de brinde uma bolsa Intrínseca, marca páginas,  buttons personalizados e o "passaporte" da Turnê.



Ah! E como a Turnê de 2013 estava se despedindo no Rio de Janeiro, nós também ganhamos cupcakes personalizados. Vejam que fofura:

 O meu e da minha amiga foi do livro Um Dia (amo!) e o da minha mãe, do Percy Jackson e o ladrão de raios.

 Antes de ir embora ganhei de presente de aniversário (adiantado) o livro Diálogos Impossíveis, do Verissimo. Estava doida por ele desde que li a resenha no blog Just Carol.


Estou doida por esses livros:



 O post ficou meio grande. Tentei contar tudinho que rolou no evento. Espero que tenham gostado! Pra quem foi e amou e pra quem não pode ir, agora é esperar a 3ª Turnê Intrínseca. Beijos! 






0 comentários:

Postar um comentário

 

criado e codificado para o blog ficcionalmente real
cópia proibida © 2015